O laudo de vazão e pressão do sistema de hidrante é um documento técnico emitido pela FVP Soluções Engenharia. O documento é acompanhado da ART registrado no CREA/CONFEA .
A norma que abrange os requisitos e procedimentos para os sistemas de hidrantes é a ABNT NBR 10897. Ela estabelece as diretrizes para a instalação, manutenção e teste de hidrantes prediais e industriais, com o objetivo de garantir a eficiência e segurança desses sistemas de combate a incêndios.
Durante o processo de emissão ou renovação da licença do corpo de bombeiros é necessário enviar ao órgão uma série de documentações como por exemplo as ARTs do sistema de hidrante, sprinkler, alarme, detecção de incêndio, extintores etc.
Esses documentos são analisados e arquivados no setor técnico juntamente com a documentação do projeto de prevenção e combate a incêndio da edificação e, fazem parte do acervo necessário para a emissão da licença.
É no momento da vistoria que o corpo de bombeiros pode solicitar o laudo de vazão de hidrante, algumas vezes ele é solicitado junto com o relatório de comissionamento e de inspeção periódica do sistema de hidrantes e mangotinhos.
Se o laudo de vazão for solicitado durante o processo de vistoria, se tornará obrigatório a apresentação dele ao bombeiro para que a licença seja emitida.
Em alguns casos o laudo é solicitado durante a contratação ou renovação da apólice de seguro. Nem todas as seguradoras exigem, mas, para algumas delas esse documento deve ser emitido anualmente.
Em algumas indústrias, shoppings, prédios, condomínios, hospitais e hotéis a emissão anual do laudo faz parte do processo interno de manutenção preventiva dos equipamentos de segurança. Se você faz parte de uma empresa que se preocupa com a segurança das pessoas, do patrimônio e, deseja implementar um programa de inspeção periódica no sistema de hidrantes, conte com a equipe técnica da FVP Soluções Engenharia para alcançar esse objetivo.
A FVP Soluções Engenharia vai até a edificação com os equipamentos adequados para testar a rede de hidrante.
Conecta-se no esguicho o medidor para coletar a pressão dinâmica quando o sistema hidráulico estiver em funcionamento.
O resultado da pressão encontrada na ponta do esguicho é convertida em vazão através de equações matemáticas. Essa é denominada “vazão relativa à pressão”.
Os dados são comparados com as legislações do corpo de bombeiro, normas brasileiras (NBR), normas estrangeiras (NFPA) e, normas especificas de seguradoras como a FM Global. Dessa forma torna-se possível identificar se o sistema instalado está atendo aos requisitos especificados em norma.